quarta-feira, 24 de setembro de 2014

25/09/2014 - 00h01 - Notícias do Resgate

Fonte: Post no facebook de Espeleo Colombia Auderset.

O resgate de: Cecilio López, que está preso há 7 dias a 400 metros de profundidade na caverna de Intimachay, na região amazônica, deve durar mais 5 dias, estimou hoje James Apaéstegui, Presidente do Espeleo Clube Andino (TCE) - Peru.

“O resgate do espanhol depende principalmente da quantidade de especialistas que puderem participar da ação”, declarou o especialista à Agência Andina.

Atualmente, de acordo com dados do Instituto geofísico do Peru (IGP), estão participando da operação 44 pessoas: 16 espeleólogos da Federação de espeleologia Madrid - 10 deles chegaram hoje na área-, 7 espeleólogos do ECA (Espeleo Clube Andino - Peru) e 3 franceses do GSBM (Grupo de Espeleologia Bagnols Marcoule - França), bem como 7 agentes da polícia nacional, 3 do corpo de bombeiros, e 8 da força aérea do Peru.

Apaestegui, pesquisador do Instituto geofísico do Peru (IGP), disse que ontem tentaram içar Cecílio López 100 metros mas não foi possível.

No entanto, continua o trabalho de equipar a caverna situada na província de Leymebamba, província de Chachapoyas. O equipamento consiste em montar toda a estrutura necessária, fixando na pedra pregos, parafusos, placas, entre outros materiais, para conectar as cordas onde os espeleólogos descerão e por onde carregarão a maca com Cecílio López.

Ele também mencionou que a ascensão deveria ser adaptada às passagens estreitas que existem na caverna, tanto no sentido horizontal quanto vertical.

"O importante é que Cecilio se encontra em condições estáveis, e uma paramédica espanhola que veio no grupo de resgate o está assistindo. Juntamente com um enfermeiro, ela está ministrando a medicação apropriada", disse.

Apaestegui disse que hoje sai da área por motivos pessoais e o novo gerente da organização e resgate é Luis Díaz, coordenador do espeleoresgate de Madrid.

Com relação à ajuda humanitária, na sexta-feira, dia 19, o município do distrito de Leymebamba doou para as equipes de resgate comida e combustível.
O escritório da Defesa Civil do Governo Regional de Amazonas (Peru) cedeu também 3 tendas, 20 cobertores e uma bobina de plástico.

TMC/MAO publicado: 24/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário