sexta-feira, 26 de setembro de 2014

26/09/2014 - 15h10 - Notícias do resgate de Cecílio Lopes


Oito dia após o acidente, os esforços para tirar com vida Cecilio López-Tercero da caverna onde está preso continuam, Há mais de 50 espeleólogos trabalhando no resgate do español que se está com lesões na coluna após uma queda de 5 m em uma caverna de difícil acesso no Peru.

Devido à complicada topografía da caverna onde houve o acidente, foi necessário mobilizar para a operação um grande número de espeleólogos experientes: entre 50 e 60 pessoas estarão no próximo sábado no local, segundo o coordenador técnico do resgate na Espanha, Agustín Rodríguez. 

Nas imediações da caverna foi levantado um acampamento base que já está abrigando 16 espeleólogos, para os quais as autoridades peruanas e a Embaixada e o Consulado espanhóis no Peru facilitaram os meios de transporte por terra e ar para chegar até esta zona, situada a uns 200 km de Lima na montanha.

O Governo español que enviou 2 funcionários diplomáticos até á área da caverna, também está fornecendo para a expedição víveres e agua. Os Bombeiros sem Fronteiras do Peru contribuiram com uma potabilizadora de agua e com um gerador, de acordo com fontes diplomáticas. 

Resumo traduzido da noticia publicada em: http://www.telecinco.es/informativos/Octavo-rescate-espeleologo-Cecilio-Lopez-Tercero_0_1866375018.html



Complemento desta informação:

Augustin Rodrigues, espeleólogo com 20 anos de experiencia, explica porque são necessárias tantas pessoas para um resgate: “Precisam fazer turnos. O resgate durará 5 ou 6 dias porque é preciso fixar todas as cordas com segurança, aumentar algunas passagens estreitas à mão – Inclusive com microexplosivos – e fazer frente a todas as dificuldades”.  

Extraído de: http://www.elmundo.es/internacional/2014/09/24/5423046e22601dcd0d8b456b.html

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário