terça-feira, 23 de setembro de 2014

Apoio brasileiro ao resgate de espeleólogo espanhol acidentado em caverna na Amazônia Peruana.



Equipe Brasileira poderá participar de resgate em caverna na Amazônia Peruana e inicia campanha de arrecadação de verba para enviar apoio pessoal e material.

Criamos este blog com a intenção de informar a todos os interessados as evoluções do regate do espeleólogo espanhol Cecilio Lopez, que sofreu um acidente na quinta-feira dia 18.09.2014 em uma caverna na Amazônia Peruana chamada Intimachay. A caverna foi descoberta no ano passado, e o acidente ocorreu a uma profundidade de 400 m com relação à superfície, em um lugar de difícil acesso. Duas equipes de espanhóis e diversos franceses e peruanos já estão no local, totalizando mais de 25 espeleólogos, muitos deles especializados em resgate em cavernas (dia 23.09.14). Um médico já foi levado até onde está o Cecílio se encontra e verificou que ele teve uma lesão em duas vértebras lombares (2 e 3), e está sofrendo com dores terríveis (numa escala de 1 a 10, nível 8).

Infelizmente, o resgate é extremamente difícil, pois além dos obstáculos verticais da caverna (abismos), há também travessia de trechos estreitos, tetos baixos e áreas alagadas. A estrutura necessária para conseguir retirar Cecílio de onde ele está aprisionado é grande. Os líderes do resgate no Peru e na Espanha sinalizaram que precisam de ajuda extra.

O alerta do acidente foi dado para os espeleólogos brasileiros no dia 19.09.14 pela manhã, e desde então estamos organizando uma equipe de apoio para ajudar no resgate. A equipe será formada apenas por espeleólogos experientes, todos treinados em resgate em caverna, e todos conscientes das dificuldades que enfrentarão nesta difícil jornada.

Não existe no Brasil um fundo para esse tipo de ação emergencial, e a princípio todos estão indo com recursos próprios.

Precisamos do apoio de toda a comunidade espeleológica e também do apoio de todos aqueles que decidirem colaborar com o resgate do Cecilio Lopez.


*Importante: Caso as doações ultrapassem o valor dos gastos com essa missão, ou caso não consigamos obter as autorizações locais para chegarmos com a equipe brasileira até o local do acidente, os fundos obtidos com as doações para este resgate serão investidos em uma conta específica que será mantida como uma reserva emergencial para patrocinar eventuais resgates em cavernas que venham a ocorrer no futuro. Uma comissão específica de resgate em caverna está sendo criada para facilitar a mobilização da comunidade espeleológica em futuras ocorrências.

Desde já agradecemos pelo seu apoio, contribuindo financeiramente com este resgate e divulgando para seus contatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário